SEGURANÇA PSICOLÓGICA: NO AMBIENTE DE TRABALHO?

Como promover segurança psicológica no ambiente de trabalho?

Quais os benefícios que a segurança psicológica traz?

Empresa

Colaborador

Os 4 pilares da segurança psicológica

Para que a experiência do colaborador seja de fato segura, essa temática se apresenta de quatro formas dentro da organização:

Segurança para se expressar: Fornecer um local seguro para o colaborador que se sinta à vontade para questionar, inovar e falar sobre os problemas e soluções.
Segurança para interagir: Incentivar uma cultura de feedbacks para que as pessoas se sintam confortáveis para ajudar os outros e receber ajuda, sem medo.
Segurança para aprender: Incentivar o erro, a tentativa e aprender com os próprios erros, para que as ideias e criatividade sejam colocadas em prática.
Segurança para pertencer: O senso de pertencimento, de valorização e apoio são essenciais para que as pessoas não se sintam rejeitadas e prejudicadas por se expressarem.

Como aplicar no dia a dia?

Tenha uma cultura de feedback bem estabelecida.
Encoraje a criatividade e a tomada de riscos.
Ajudar as pessoas a suprir suas necessidades básicas (por exemplo, alimentação, água e informação).
Tenha uma escuta ativa perante aos colaboradores.
Inclua o time nas estratégias e tomadas de decisão.
Treine os líderes para que proporcionem esse ambiente seguro.
Tenha um canal aberto com os colaboradores e RH.

Aprofundando o tema: segurança psicológica

Segurança psicológica pode ser aplicada tanto no ambiente de trabalho como no seu círculo pessoal, tornando os relacionamentos com as pessoas ao seu redor mais leve, de confiança e rico. Então, se você deseja aprender mais sobre o tema a fim de aplicá-lo no seu dia a dia, dê uma olhadinha nos conteúdos que separamos e aproveite o estudo!

Acesse AQUI!

Podcast – Segurança psicológica em times remotos

E quando uma a cultura do medo e falta de confiança entre líderes e colaboradores, passa a ser remota? Veja como levar segurança psicológica para sua equipe.

Fomos acostumados e treinados com uma cultura de comando e controle em que as relações são caracterizadas pelo medo, pela punição de erros, falta de confiança, não incentiva ao pensamento crítico, autonomia, e tomada de iniciativa das pessoas. O que acontece quando uma cultura caracterizada pela a presença do medo e falta de confiança entre empresa/líderes e colaboradores, passa a ser remota de um dia pro outro?

Fonte: Officeless Talks

Livro

A organização sem medo: Criando segurança psicológica no local de trabalho para aprendizado, inovação e crescimento.
Amy C. Edmondson

Escrito para líderes e equipes, A Organização Sem Medo é um guia prático para criação de culturas em que o conhecimento e a inovação prosperam porque as pessoas se sentem seguras para contribuir com suas ideias.Enquanto muitas empresas estão investindo em talentos para competir na atual economia do conhecimento, os melhores talentos são desperdiçados se as pessoas não são capazes de falar abertamente.

O instinto humano de “se encaixar” e “aceitar” trabalha contra o fluxo contínuo de novas ideias, novas soluções e pensamento crítico necessário para que as empresas se mantenham inovadoras. Mesmo que nem toda ideia se torne um sucesso, a cultura de uma organização não deve ser suprimida, silenciada, ridicularizada ou intimidada.

Fonte: Amy C. Edmondson

SAIBA MAIS
ACESSE AQUI!

Blog Segurança Psicológica na Prática

Conheça como a Pixar aplica esse conceito com o Braintrust!

Carolina Alves Quintino

Psicóloga | 08/13621

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima